INSS com credibilidade
Metade dos Brasileiros Acredita que INSS Será Principal Fonte de Renda na Aposentadoria
Uma pesquisa realizada pela Anbima (Associação Brasileira dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o Datafolha revelou que 50% dos brasileiros que ainda não se aposentaram esperam que o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) será sua maior fonte de renda no futuro. Este número representa um aumento de seis pontos percentuais em relação ao ano anterior, quando o índice era de 44%.
O estudo, intitulado Raio X do Investidor Brasileiro, entrevistou 5.188 pessoas acima de 16 anos de todas as classes sociais entre os dias 6 e 24 de novembro de 2023, abrangendo as cinco regiões do país. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
A crença de que o INSS será a principal fonte de renda é mais prevalente nas classes D e E, onde 59% dos entrevistados afirmaram depender do benefício. Nas classes A e B, esse percentual cai para 38%, enquanto na classe C fica em 52%.
Leia: Previdência para estudantes
A pesquisa também destacou que apenas dois em cada dez brasileiros têm alguma forma de reserva financeira para a aposentadoria. Esse número é especialmente baixo nas classes D e E, com apenas 10% das pessoas economizando para o futuro. Nas classes A e B, 32% afirmam ter começado uma reserva, e na classe C, o percentual é de 16%.
Além do benefício do INSS, outras fontes de renda esperadas pelos entrevistados incluem o próprio salário (17%), aplicações financeiras (10%) e previdência privada (3%).
Quando questionados sobre a expectativa versus a realidade futura, 41% dos entrevistados acreditam que o INSS será de fato sua maior fonte de renda na aposentadoria.