Maioria dos aposentados depende da Previdência Social

aposentado_trabalhando
Muitos acham que continuarão trabalhando

Em tempos de discussão sobre reforma da Previdência, quase metade (47%) dos brasileiros que ainda não se aposentaram espera contar com os recursos do INSS para se manter na velhice. Já 12% declararam não ter a menor ideia como vão se sustentar após a aposentadoria.

Os dados fazem parte de uma pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

O levantamento aponta que pelos 28% das pessoas pretendem continuar trabalhando mesmo em condições de se aposentar.

Outros 2% disseram acreditar que terão apoio de filhos ou familiares.

Apenas dois em cada dez brasileiros (21%) afirmaram que estão se planejando financeiramente para a aposentadoria; 10% pretendem utilizar o dinheiro de aplicações financeiras, 6% vão contar com um plano de previdência privada, 4% receberão aluguéis de imóveis que possuem. Por fim, 1% respondeu que tem “economias guardadas”.

Entre os aposentados, 89% contam só com INSS

Grande parte dos aposentados depende da previdência pública.

Uma vez que o levantamento da Anbima mostrou, ainda, que 89% dos brasileiros que já se aposentaram vivem exclusivamente do INSS.

Dados Técnicos
A pesquisa foi feita pelo Datafolha. Foram entrevistadas 3.374 pessoas em todo o Brasil, distribuídas em 152 municípios, das classes A, B e C, a partir dos 16 anos.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%

 

(* Com informações do UOL/Economia – Clique AQUI e leia mais)

Deixe um comentário