Força-tarefa de olho no empréstimo consignado

Reclamações aumentam e governo vai criar força-tarefa para fiscalizar os empréstimos consignados

força-tarefa-para-fiscalizar-empréstim-consignado
Força-tarefa para fiscalizar empréstimo consignado (imagem: Pixabay)

Mais de 40 mil reclamações. Um volume 127% maior do que o registrado em todo o ano de 2019. Este é o número de reclamações registradas na plataforma do governo relacionadas ao empréstimo consignado.

O dados são da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça.

Esta explosão está relacionada ao aumento das operações de crédito consignado, que dobraram somente em julho deste ano foi comparado ao mesmo período de 2019.

Para se ter uma ideia, somente nos sete primeiros meses deste ano – durante a pandemia do coronavírus – foram realizadas 11,1 milhões de operações, que somaram quase R$ 63 bilhões.

“As reclamações mais comuns decorrem da dificuldade de obtenção de informações básicas sobre os cálculos, sobre o saldo devedor, além da cobrança por serviço ou produto não contratado”, explica Juliana Domingues, titular da Senacon.


Leia sobre o endividamento dos brasileiros

Assim, com base nestas estatísticas, a Senacon e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, ligada ao Ministério da Economia, decidiram criar uma força-tarefa para o empréstimo consignado, que também contará com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Idosos maiores vítimas do consignado

Se considerada apenas a faixa etária acima dos 60 anos, a alta é ainda mais expressiva. Ou seja, 157%, no lugar dos 127% em média entgre 2019 e 2020.


Leia sobre o aumento da margem do consignado

Entre as medidas está a criação de um sistema de bloqueio de ligações, para os consumidores que não queiram receber ofertas. Também será criada uma base de dados para monitorar as reclamações recebidas em razão da oferta inadequada do produto.

Além disso, ações de transparência, combate ao assédio comercial e qualificação dos correspondentes bancários.


(* Com informações do Valor Investe – Leia aqui


Leia também na RIAAM-Brasil

https://riaambrasil.org.br/idosos-endividados/

Deixe um comentário