Envelhecimento evidencia a função da Gerontologia no Brasil

Conheça mais sobre a gerontologia, profissão do futuro que aborda o processo de crescente envelhecimento das populações

Em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos. Diante das perspectivas de mudanças do quadro demográfico, e antes que seja muito tarde, os setores público e privado devem entender o significado da tendência que levará ao envelhecimento da população nos próximos anos. E se antecipar aos impactos prováveis. Há algum tempo, as estatísticas apontavam para acontecimentos que pareciam distantes, como o aumento do tempo de vida com qualidade. Agora, não mais. A transição está prestes a atropelar a sociedade.

Pelo menos em tese, se houver o cuidado necessário com idosos, o cenário é especialmente favorável para a gerontologia, profissão que estuda o processo de envelhecimento do ser humano. Ela tem o objetivo de oferecer uma vida mais tranquila nos aspectos físicos, psicológicos e biológicos para os cidadãos. Os especialistas da atividade desempenham papéis estratégicos neste momento em que a sociedade se depara com a transição para novas realidades sociais, econômicas, políticas e culturais, entre outras.

Leia a Pandemia e os Idosos no Brasil

A Geriatria é uma área dentro da Medicina que trata exclusivamente de doenças presentes nos idosos. Já a Gerontologia estuda o processo de envelhecimento e o que fazer para se ter uma melhor qualidade de vida ao longo dos anos.

Indicadores do envelhecimento da população


O número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050. Isso representará um quinto da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde.

  • Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil, em 2016, tinha a quinta maior população idosa do mundo


Assista ao depoimento de uma profissional

(* Com informações do site ‘Radar do Futuro’ – Leia a íntegra aqui)


Veja também na RIAAM-Brasil

https://riaambrasil.org.br/porque-os-idosos-estao-sendo-dispensaveis/

Deixe um comentário