Dívidas e endividados, mais um 14º . Ouça o Resumo da Semana

Previdência – Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tenham débitos com o órgão por conta de benefícios previdenciários ou assistenciais pagos indevidamente terão o nome excluído da Dívida Ativa da União.

A decisão de “limpar” o nome dos devedores foi do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que anulou as cobranças até 18 de janeiro de 2019.

Ou seja, quem deve ao INSS deixa de ter o ‘nome sujo’

Leia mais aqui

Idosos endividados

Mais da metade (54%) dos idosos relatam que deixaram de pagar ou pagaram com atraso alguma despesa nos últimos seis meses.

As informações foram divulgadas pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

A maior parte dos endividados alegou diminuição na renda.

Veja mais estatísticas e informações no site da RIAAM-Espírito Santo – Leia aqui

Sou MEI, mas tenho carteira assinada

Quem é MEI – sigla para Microempreendedor Individual -, mas também trabalha de carteira assinada precisa pagar o INSS duas vezes?

Sim. Como são atividades distintas existe essa possibilidade, pois o INSS obriga que o recolhimento ocorra tanto na CLT, quanto na MEI.

Entenda mais e saiba as vantagens deste tipo de contribuição no site da RIAAM-Minas. Texto completo aqui

Pela aprovação de um 14º

– O presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, Ubirajara Vaz, e a presidente da Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio de Janeiro, Yedda Gaspar, voltaram a pressionar os senadores pela aprovação do projeto de lei que concede um 14º salário emergencial aos beneficiários do INSS.

A RIAAM-Brasil e as demais entidades apoiam a manifestação.

Clique e ouça o Resumo da Semana


Veja também na RIAAM-Brasil

https://riaambrasil.org.br/violencia-contra-idosos-preocupa/

Deixe um comentário