Como se aposentar com o teto máximo do INSS

teto_maximo_aposentadoria_INSS
(Imagem: Pixabay)

O valor máximo, que o INSS pode pagar de benefício ao segurado, é denominado de Teto Máximo, sendo que esta limitação é realizada para não desequilibrar o Sistema da Previdência Social.

Atualmente, o Teto está em R$ 6.101,06, e esse valor é corrigido anualmente, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, todo mês de janeiro.

Como se aposentar recebendo o Teto Máximo do INSS?

Inicialmente, é importante ressaltar que, para conseguir se aposentar com o Teto Máximo do INSS é necessário que, anualmente as contribuições sejam feitas com base no valor máximo permitido pelo INSS, qual seja, R$ 6.101,06.

Por isso, se a pessoa for trabalhador empregado, seu salário deverá ser superior ao teto do INSS.

Já para os segurados individuais e facultativos, o valor do recolhimento deve ser feito sempre com base no teto do INSS.


Cuidado com o golpe usando o INSS

https://aseapprevs.com.br/cuidado-com-o-golpe-da-previdencia-social/


Reforma da Previdência mudou base de cálculo

Com a Reforma da Previdência, a forma de cálculo do benefício foi alterada, e os cálculos de aposentadoria utilizam a média de todas as contribuições, desde 1994, o que dificultou o recebimento de aposentadoria no valor do teto do INSS.

E desta média, o segurado receberá de benefício 60% deste valor, acrescido de 2% a cada ano de contribuição, acima de 15 anos para as mulheres e 20 anos para os homens.

Dessa forma, para receber 100% da média de contribuições, é necessário que o segurado homem contribua por 40 anos e a segurada mulher por 35 anos, ao INSS.


(* Com informações do Jornal Contábil – Leia mais e acompanhe simulação em

https://www.jornalcontabil.com.br/como-se-aposentar-recebendo-o-teto-maximo/


Leia mais aqui na RIAAM-Brasil

https://riaambrasil.org.br/aumento-irrisorio-para-aposentados-e-pensionistas/

Deixe um comentário