Atenção para o pico do coronavírus

Ministério da Saúde prevê pico do coronavírus no Brasil dentro de duas a nove semanas

O Ministério da Saúde prevê que o pico de transmissibilidade do novo coronavírus deva ser registrado entre as próximas duas e nove semanas no país, afirmou o secretário de Vigilância, Wanderson de Oliveira, nesta segunda-feira (27).

“Nós ainda estamos próximos do período de maior transmissibilidade. Nós estamos na semana epidemiológica 18. O período de maior incidência de vírus respiratórios ocorre em torno da semana 20, 22, 27. Tem anos que se antecipa, tem anos que se prolonga um pouco mais”, afirmou o secretário.

Balanço do dia 27 – segunda

Nesta segunda, o ministério registrou 66.501 casos do novo coronavírus, com 4.543 mortes registradas até o momento. Nas últimas 24 horas, foram 4.613 casos confirmados e 338 mortes.

O secretário ressaltou que, como trata-se de uma doença nova, a previsão é baseada nos registros de doenças respiratórias, como é a covid-19. “Por que a gente sempre fala de vírus respiratórios? Porque é o único que nós temos como referência. O vírus covid não circulava, nós não temos uma série histórica de anos anteriores para que a gente possa projetar o padrão dessa nova doença”, explicou Wanderson.


(* Ouça o áudio do ‘Brasil de Fato’ – clique para ouvir )


(* Com informações do ‘Brasil de Fato – a íntegra está em

https://www.brasildefato.com.br/2020/04/27/ministerio-da-saude-preve-pico-do-coronavirus-no-brasil-dentro-de-duas-a-nove-semanas


Leia mais
https://riaambrasil.org.br/coronavirus-e-o-risco-maior-para-os-idosos/

Deixe um comentário