1,5 milhão de processos na fila do INSS

Mais da metade que aguarda atendimento depende de perícia médica

filas_atendimento_do_INSS_tem_1,5_milhao_de_pessoas.jpg
Impasse no atendimento presencial do INSS (Imagem: Agência Brasil)

Mais de 1,5 milhão de processos aguardam atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário são, exatamente, 1.568.050 processos dos quais metade (50,4%) precisa de atendimento presencial. Somente dependendo de uma perícia médica são 790.390.

Entre as pessoas que aguardam perícia, metade (393.614) precisa fazê-la por pedido de assistência à pessoa com deficiência. Já os pedidos de auxílio-doença (369.730) representam 47% dos processos que aguardam em fila.

Na última sexta-feira (18) o governo federal publicou edital em que torna oficial a convocação dos peritos médicos federais e supervisores médico-periciais em retornar imediatamente para o atendimento presencial em 150 agências espalhadas por todo o país.


Leia também sobre o cronograma da reabertura

https://riaambrasil.org.br/postos-do-inss-so-reabrem-no-dia-14-de-setembro/

O atendimento presencial nos postos de atendimento do INSS foi retomado, por decisão do INSS, na segunda-feira (14). No entanto, os perítos médicos decidiram não voltar, alegando que não há condições sanitárias.


Leia mais sobre o impasse

https://riaambrasil.org.br/impasse-na-reabertura-dos-postos-da-previdencia/

Impasse entre Previdência e médicos peritos

Então surgiu o impasse, a direção da Previdência disse que fez vistorias nos postos e que eles cumprem as normas sanitárias. Em nota, a Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) afirmou o governo “rompeu o diálogo” com a categoria e que irá refazer, por conta própria, as vistorias nas agências da Previdência Social que foram consideradas aptas pelo INSS.

Enquanto isso, a população segue desamparada.

O secretário-especial de Previdência e Trabalho, garantiu que a partir desta segunda (21) o movimento começa a se normalizar.


(* Com informações do Portal G1 –


https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/09/18/brasil-tem-15-milhao-processos-na-fila-do-inss.ghtml


Veja também na RIAAM-Brasil

https://riaambrasil.org.br/inss-tera-de-ampliar-prestacao-de-servicos/

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário